Como citei no post anterior, bom seria se o problema da capital paulista fosse apenas as inundações em dias de chuvisco chuva.

Numa reportagem do Domingo Espetacular, programa da Rede Record, assaltantes aparecem assaltando carros em plena luz do dia.
Estes assaltos foram registrados no cruzamento da Avenida do Estado com a Alcântara Machado.

O curioso é que os assaltantes não atuam com armas, canivetes, ou qualquer objeto que demonstre risco ao assaltado. Eles agem com apenas uma vela de carro e muita agilidade.

Na hora que o motorista (geralmente mulheres e sozinhas) para o carro, eles saem de trás de uma mureta que separa a via da calçada, se escondem ao lado da barra do automóvel e inspecionam pra ver se tem algum objeto a ser roubado.
Caso tenha, eles atiram a vela de carro na janela, que facilmente estilhaça o vidro, e pegam a bolsa, celular ou qualquer outra coisa que estiver a seu alcance e saem correndo.

É impressionante! Olhem:


Já tinha ouvido falar no poder da vela em estilhaçar vidros.
Dadas as circunstâncias e também minha curiosidade, resolvi pesquisar o por que deste efeito destruidor.

A parte branca (cerâmica) da vela é alumina (com “a” no final mesmo - é o óxido de alumínio), que possui alta dureza, muito superior à do vidro. Assim, a alumina risca o vidro com muita facilidade. Dessa maneira, se o vidro for temperado, o impacto da vela pode gerar um arranhão de tamanho suficiente para que as tensões internas “façam seu serviço”, ou seja, não será a vela que estourará o vidro, ela só iniciará o processo. Se for vidro laminado, surgirá apenas um arranhão profundo.

Ou seja, os vidros laterais são temperados e não laminados como os pará-brisas. Este último, se for atingido por uma vela, apenas sofrerá algum arranhão pequeno.
Como os ladrões assaltam pelas laterais, é totalmente explicável a facilidade com que quebram o vidro.

Tudo isso serve pra mostrar que além de ter que ensinar seus filhos bebês a se salvarem dos alagamentos da cidade, você também tem que tomar muito mais cuidado na hora que está parado no trânsito. É um absurdo.

Posts relacionados: